É com profundo pesar que recebemos e repassamos a informação da passagem da saudosa Adaurya Martins Furtado, que faleceu dia 16/11/2020, no Rio de Janeiro.
Adaurya era filha de Alkindar Furtado de Souza e Emília Martins Furtado; nasceu em Argirita no dia 28 de fevereiro de 1940, na Fazenda Santa Joana, e foi a primeira mulher eleita vereadora no recém criado município de Argirita, elevado à categoria de município através da Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962.
Sua passagem pela Câmara e pela sociedade foi marcante, por ter sido uma mulher e vereadora socialmente engajada, responsável por angariar verbas para implementação de postos de saúde, quadra de esportes e projetos educacionais.
Anos depois, Adaurya mudou-se para o Rio de Janeiro e continuou seu trabalho social, envolvida com políticas de reabilitação para pessoas portadoras de deficiência. Fundou o Instituto Educacional Barão de Macaúbas, no Rio de Janeiro. Trabalhou por mais de trinta anos na área de psicologia, tendo participado de comissões na área federal, junto ao gabinete da Presidência da República, na comemoração do Ano Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência (1981); foi também uma das fundadoras da Federação Brasileira das Instituições Excepcionais (FEBIEX).
Desejamos paz e conforto a todos os familiares e reforçamos o reconhecimento pela significativa passagem de Adaurya por essa Casa Legislativa.